O deputado estadual Amilton Filho (MDB) vai homenagear, na próxima sexta-feira, dia 4 de abril, o estudante anapolino Bruno Batista, de 16 anos, portador da Síndrome do Espectro Autista (TEA). O jovem alcançou uma das mais altas notas em Redação no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com 960 pontos de um total de 1.000 pontos possíveis, um feito extraordinário considerando sua condição.
Esta disciplina, crucial para definir os aprovados para um determinado curso, é uma das mais comentadas antes e depois da realização das provas, dada a variedade e possível complexidade do tema pedido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que promove o Enem.
Amilton Filho se diz extremamente feliz em receber em seu gabinete o estudante, que esteve na última terça-feira, dia 1º de abril, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) em visita ao deputado. “Tenho orgulho e felicidade de estar com o Bruno, um jovem incrível, que se destacou em uma das provas mais disputadas do País, o que prova que a sua condição de portador de TEA não é um fator determinante para a vida dele nem de ninguém que seja autista”, disse o parlamentar.
Bruno, por sua vez, disse estar muito contente por ter sido reconhecido por Amilton Filho. "Mesmo que eu tenho obtido nota perto da máxima como treineiro, estou muito satisfeito com o meu resultado e com a homenagem que o deputado presta a mim. Espero que eu possa voltar a participar do Enem, desta vez como concorrente oficial a uma vaga em Medicina, obter uma nota ainda melhor e receber nova homenagem do nosso deputado, que é autor de um projeto de lei que regulamenta os exercícios dos autores das 20 melhores redações do Enem. Quero estar entre eles", disse o adolescente.
Bruno se refere a um projeto de lei de Amilton Filho que está em tramitação na Alego que homenageará, anualmente, os 20 alunos que obtiveram as maiores notas no Enem, em ordem decrescente. “Com este projeto, buscamos incentivar os estudantes a realizarem o Enem, mas também registramos e fomentamos a dedicação e a conquista de resultados pelos alunos goianos”, explica Amilton Filho. Ele acrescenta que o projeto também oportuniza o aprimoramento acadêmico dos estudantes e contribui para elevar as notas médias desses alunos no Enem, ao mesmo tempo em que enaltecem a educação pública do Estado de Goiás”, explica Amilton Filho, que tem na educação e na causa autista as suas principais bandeiras.
“Ao longo dos nossos mandatos temos a abraçado e apoiado a causa do autismo em Goiás, apresentando projetos de lei, muitos dos quais já fazem parte da legislação estadual. Prestamos homenagens e procuramos atender a todas as demandas das pessoas autistas, seus familiares e profissionais que trabalham com esse público”, disse Amilton, que na Assembleia Legislativa integra a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Autista, ao lado de outros 12 deputados.
A luta contra o preconceito ao autista, por mais benefícios e garantia de seus direitos civis e educacionais e o apoio a instituições que trabalham com o portador do TEA é uma das marcas registradas de Amilton Filho. São projetos de lei, requisitos e emendas parlamentares que beneficiam casas de apoio, escolas e outros estabelecimentos que lidam com as crianças e adolescentes autistas.


